UniCatólica Quixada
Funcionários
Micro empresa (até 19 funcionários)
A UNICATÓLICA Centro Universitário Católica de Quixadá é uma Instituição de Ensino Superior (IES) preocupada com a educação e o desenvolvimento regional, está ligada diretamente à Igreja Católica, e está localizada no Município de Quixadá, no interior do Estado do Ceará.
A nossa maior conquista foi concretizada em 2016, com o credenciamento da instituição como Centro Universitário. Assim, a UNICATÓLICA apresenta-se com uma ampla infraestrutura, composta por capela, biblioteca, auditórios, laboratórios de informática, laboratórios de saúde, clínica de odontologia, clínicas de fisioterapia, ginásio poliesportivo, academia, piscina semi-olímpica, galeria com artes de Dom Adélio Tomasin, uma ampla área verde e estacionamentos para carros e motos.
Nesse contexto, a UNICATÓLICA dá continuidade ao desiderato da Igreja no campo educacional, qual seja o de patrocinar um processo de inclusão e de transformação social, alicerçado na formação humana, profissional e cristã.
A UNICATÓLICA deita raízes num passado bonito, em que a preocupação com a educação se fez presente. Neste contexto, a presença da Igreja Católica foi fundamental para que, hoje, Quixadá se firmasse como polo educacional de nível superior.
Desde os monges beneditinos da Serra do Estêvão (gestores do Colégio São José, fundado em 1903 e fechado em 1909), passando pelo Mons. Luis Braga Rocha (fundador do Instituto Sagrado Coração de Jesus, em 1938, e do Ginásio Valdemar Alcântara, em 1954), até chegar a Dom Adélio Tomasin (fundador da Faculdade Católica Rainha do Sertão, em 2004) e Dom Angelo Pignoli (atual Bispo diocesano de Quixadá e Chanceler da UNICATÓLICA), a cruz é o farol que norteia os passos educacionais de Quixadá. Assim, Dom Joaquim Rufino do Rego, o primeiro Bispo da diocese, já no começo de seu governo pastoral (em 1971), sentindo a necessidade de formar as lideranças diocesanas e paroquiais, erigiu canonicamente o Centro Vocacional Pio XII, o seminário menor, para acolher os jovens candidatos ao sacerdócio. Para fortalecer esta atividade, fundou, na década de 1980, o Instituto Teológico-Catequético, para a formação catequética dos agentes de pastoral das diversas comunidades que compunham a diocese.
No dia 29 de maio de 1988, tomou posse como segundo Bispo diocesano de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, em substituição a Dom Rufino, transferido para a diocese de Parnaíba. Dom Adélio chegou com o firme propósito de melhorar e ampliar as estruturas físicas e espirituais da diocese, tendo em vista, o desenvolvimento humano e cristão dos que aqui residiam. Igualmente, deu continuidade à obra formativo-sacerdotal iniciada por seu antecessor.
Em 08 de dezembro de 1996, criou o Instituto Filosófico-Catequético, o Curso Seminarístico de Filosofia, e em 08 de dezembro de 1999, o Curso de Teologia, passando a instituição a chamar-se Instituto Filosófico-Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão (IFTNSIRS). Dom Adélio pensou não somente no clero, mas na população desassistida tam